Il Giardino dei Tarocchi

A mais feliz do mundo!

A mais feliz do mundo!

Como viram no post anterior, viajamos horrores e estávamos entre tossidas e sonecas quando eu vi aquele brilho, lá no fundo do campo.

Sara e Dulce sob o Sol!

Sara e Dulce sob o Sol!

Não acreditei que tinham me levado para ver de perto uma das obras de arte que eu mais tinha vontade de conhecer: o Jardim do Tarot da francesa Niki de Saint Phalle. Com mais saúde eu teria passado um dia inteiro ali curtindo cada uma das esculturas, mas como já era tarde, fiz um recorrido básico pra ter ideia das dimensões e sensações e me comprei o livro, pra degustar aos poucos depois.

Declaradamente inspirada em Gaudi.

Declaradamente inspirada em Gaudi.

São 22 esculturas (os 21 arcanos + o arcano sem número ), algumas pequenas e algumas gigantescas.  A Imperatriz, por exemplo, era a casa da Niki.  Com cama, cozinha, mesa, banheiro, tudo dentro de uma esfinge de mosaico de espelhos.  Eu me emocionei tantas vezes que já não sabia se era o efeito da simbologia do tarot, da arte (e vida) da Niki ou o do amor dos meus amigos ao me dar essa surpresa.

A cama da louca! Cada uma das janelas redondas da casa enquadram outros arcanos.

A cama da louca! Cada uma das janelas redondas da casa enquadram outros arcanos.

Na verdade era tudo isso junto e o acaso deixou de ser acaso, lotando a minha cabeça de significados.  A visão feminina, amorosa, cândida e violenta de Niki recriou cada arcano e acho que vou ler as cartas de forma diferente depois dessa experiencia.

A Dulce me fotografou em frente da FORÇA. Aqui é dragão e não leão.É isso.

A Dulce me fotografou em frente da FORÇA. Aqui é dragão e não leão.É isso.

Se quiserem ver mais fotos, o site oficial é http://www.giardinodeitarocchi.it/  E esse foi meu aniversário fora do dia. Obrigada aos amigos que hoje seguiram para Portugal.  Em Roma faz sol. A bientôt!

Published in: Sem categoria on março 29, 2016 at 16:54  Comments (4)  
Tags: , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://dederibeiro.wordpress.com/2016/03/29/il-giardino-dei-tarocchi/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não foste só tu que ficaste feliz com a visita surpresa ao Jardim do Tarot, Dedezinha. Podes ter certeza que a nossa felicidade ao te ver chorar – de alegria – quando te deste conta de que estávamos lá foi tão grande quanto a tua. Boa viagem e à bientôt!

    • Verdade! Foi uma surpresa e tanto! Já saudades de vocês!

  2. Dedé, sentimos muito a tua falta entre pratos de bacalhau ( até a Deborah se rendeu ao baca do João do Grão) e docinhos de ovos na Confeitaria Nacional. Sim, sim, comi 3 pastéis de Belém em tua homenagem!!
    Saudades,
    Brígida

    • Bom, o melhor é saber que o apetite está voltando! kkkkk Obrigada pela homenagem!


Deixe um comentário

